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Notícia
20/03/2014 | Escolas recebem visita de ‘oficineiras’ de projeto de teatro

  

Quatro escolas de En­sino Médio da cidade já estão recebendo a visita do pessoal da compa­nhia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, para o início dos trabalhos da execução do projeto Mostra Estudantil Tropé, que pretende nos próxi­mos sete meses engajar um público estimado em torno de 90 estudantes matriculados no ensino médio destas escolas para um trabalho de aprendi­zado e desenvolvimento de projetos de teatro po­pular. Estão no roteiro as escolas Benedito Flores de Azevedo, Elvira San­tos de Oliveira, Cândido Moura e Pedro Ferreira Cintra.

Trata-se, conforme revela Danilo Lopes, coor­denador geraldo projeto, ao lado de Valner Cintra, coordenador pedagógico, e João Bozzi, coordena­dor administrativo, da segunda etapa de exe­cução deste projeto, que recebe subvenção da Secretaria de Estado da Cultura do governo paulista em torno de R$ 90 mil, resultado prático dele ter sido seleciona­do, entre mais de 150 inscrições, no segundo semestre do ano passado como um dos 10 projetos que receberão recursos do Proac (Programa de Ação Cultural) para di­fusão cultural neste ano de 2014.

O início deste primeiro contato com estudantes que aderiram à idéia, pro­fessores e representantes das escolas envolvidas, estava previsto para a noite de ontem, 14, na escola Benedito Flores de Azevedo. Neste sábado os encontros foram agen­dados para ocorreremàs 9h00 na Escola Cândido Moura, na Elvira Santos de Oliveira, a partir das 11h00, e na Pedro Fer­reira Cintra, às 13h00.

São as pessoas selecio­nadas para darem o curso, chamadas de ‘oficineiras’, Camila Duarte e Mirela Ferraz, duas profissionais escolhidas a dedo para levar adiante o projeto por causa de sua notó­ria especialização em teatro de rua, conforme antecipou Danilo Lopes.

Segundo Lopes, exce­ção feita à escola Fení­zio Marchini, da Vila de Barão Ataliba Nogueira, todas as demais escolas estaduais que têm Ensino Médio foram contatadas e foram selecionadas aquelas que apresenta­ram mais interesse e um número maior de estu­dantes interessados em levar adiante o projeto. Indagado sobre o motivo da preferência por estu­dantes do Ensino Médio, Lopes disse que “trata-se de uma faixa etária com maior responsabilidade para abraçar um projeto com esta pretensão”.

Os contatos com todas as escolas começaram em fevereiro e foi esta a pri­meira parte de execução do projeto, que somen­te com esta iniciativa já começa a atingir seu principal objetivo, que é a formação de público assistente para o teatro. Nos próximos meses es­ses estudantes deverão dedicar parte do sábado para atuar no projeto e assumir responsabi­lidades a ele inerente, segundo expectat iva da direção do Talaga­dá. “Como produto final das oficinas, cada escola desenvolverá um espe­táculo teatral que será apresentado na própria escola e no bairro onde a mesma se encontra, tra­zendo assim um trabalho de formação de público nas regiões periféricas da cidade, bem como a apresentação na mostra estudantil que aconte­cerá na praça central da cidade. As apresentações estão previstas para o começo do mês de se­tembro. Além disso, as escolas receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 400 cada para serem aplicados na construção desse espetáculo. A mos­tra estudantil tem uma função clara pra gente no quesito de formação de público na nossa cidade e a possibilidade de um envolvimento de mais pessoas nas discussões e desenvolvimento cultu­ral do município. Nosso objetivo é fomentar o teatro para os bairros periféricos, articular mais pessoas no engajamento das discussões culturais da cidade, desenvolvendo assim novos formadores de opinião”, detalhou Danilo Lopes.

Os oficineiros que desenvolverão o traba­lho serão Camila Duarte, licenciada em Artes Cêni­cas pela Universidade Fe­deral de Ouro Preto-MG. Atuou como bailarina da companhia Passo Livre­Núcleo de Dança contem­plado pelo programa de fomento à dança para a cidade de São Paulo, entre os anos de 2011 e 2012.Participou como performer do espetáculo Dressingthecitymyheadis a shirt da companhia Ale­mã AngieHielsProduktion durante a Mostra Sesc de Artes 2012, e Mirela Ferraz, atriz e performer. Mestra em História da Arte e da Arquitetura pela PUC Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduada em Artes Cênicas/Licen­ciatura na Universidade Federal de Ouro Preto. Participou como perfor­mer e intervicionista de diversas produções artís­ticas do coletivo de arte “Liquida Ação” na cidade do Rio de Janeiro. Como pesquisadora desenvol­ve pesquisas na área de corpo, performance e arte contemporânea. Atualmente desenvol­ve trabalhos solos que hibridam as fronteiras existentes entre a perfor­mance, o vídeo, a poesia e imagem. Paralelamente atua como integrante do Coletivo Fluido.

As escolas contem­pladas pelo projeto fo­ram EE Benedito Flores (28 alunos); EE Candido Moura (22 alunos); EE Elvira Santos de Oliveira (22 alunos), e EE Pedro Ferreira Cintra (18 alu­nos). “Iremos alcançar diretamente com o pro­jeto cerca de 90 alunos. As oficinas nas escolas estão acontecendo em encontros aos finais de semana e sempre com três horas de duração. “Mobilizando os alunos sabemos que alcançamos de alguma maneira as famílias e a comunida­de do entorno.Está aí o primeiro passo para a formação de público”, reforçou.

Fonte: Da Redação do PCI

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